atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

DICAS JC LEGALIZAÇÃO

Saiba quais são os documentos para transferência de veículo

Durante o processo de compra ou venda de um veículo, a maioria das pessoas não sabe exatamente como fazer a transferência de titularidade do veículo. Alguns documentos são necessários para a transferência, e a JC Despachante tem todas as informações que você precisa, sendo a melhor opção para manter seu veículo regularizado. O primeiro ponto necessário é saber quais são todos os documentos para transferência do veículo. Para a realização do processo, você vai precisar desses documento abaixo:

  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchido e com reconhecimento de firma de ambas as partes (comprador e vendedor).
  • Um documento original e cópia com foto CNH ou RG/CPF
  • Comprovante de residência em nome do comprador e com prazo de 90 dia de expedição.
  • Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

 

Como realizar a transferência do veículo

Com toda essa documentação em mãos, você irá ao Detran RJ para realizar a transferência. É importante saber que é necessário fazer um cadastro prévio no site da instituição, por isso, é bom pesquisar antes de ir ao local. Também será preciso pagar todas taxas. Caso esqueça alguma dessas documentações o comprador do veículo terá um prazo de 5 dia uteis para retornar e cumprir a mesma. Caso não ocorra a transferência terá que ser agendada novamente.

 

Como funciona a vistoria para transferência do veículo

Para concretizar a transferência do veículo, é necessário realizar uma vistoria, que é realizada no mesmo dia do agendamento, antes da verificação da parte documental, a placa será trocada caso a mesma não seja Mercosul. Durante a vistoria, são verificados: CRV, chassi, motor, sistema de iluminação, pneus, longarinas, painel, vidros, lacre e tarjetas das placas, suspensão e etiquetas de identificação.

Prazo para transferência do veículo

O prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data de fechamento do recibo de compra e venda, se dá para o AGENDAMENTO do serviço de Transferência de Propriedade do veículo.

Exemplo: se o seu recibo foi fechado com a data 23/05/2019 o prazo para AGENDAMENTO é até 22/06/2019.

 

Caso o veículo não seja Transferido dentro do prazo de 30 dias

Vencido esse prazo, será cobrada a multa no valor de R$ 127, 69, a multa é considerada gravíssima porém não será acrescida pontuação ao prontuário do antigo proprietário. A multa por atraso não é paga no momento em que é feita a transferência. O novo proprietário do veículo receberá a notificação, alguns dias depois, no endereço constante no CRV.

 

Veja também:

 

Saiba como fazer o licenciamento anual 2019 sem sair de casa

Detran RJ altera calendário de licenciamento 2019

CARROS DPVAT: saiba porquê este seguro é obrigatório

DOCUMENTO DO VEICULO? É PRA JÁ

Troca de motor ou bloco do motor

Licenciamento anual 2019 em até 12x

 

 

 

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros