atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

DICAS JC LEGALIZAÇÃO

Trânsito e carnaval: a JC Legalização de Veículos alerta cuidados para uma folia tranquila

A combinação trânsito e álcool pode ser perigosa e deixar marcas para a vida toda. De acordo com especialistas, durante o feriado de carnaval os acidentes costumam aumentar em 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil registra cerca de 47 mil mortes no trânsito por ano e 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela nesses acidentes.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as principais causas dos acidentes com mortes estão falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados); velocidade incompatível (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%); e sono (6,7%).

Para evitar acidentes, a PRF indica quais ações os motoristas devem fazer para se prevenir:

– Respeite as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade;

– Faça revisões periódicas do veículo e confira o funcionamento dos equipamentos obrigatórios;

– Planeje a viagem e evite dirigir com pressa, cansado ou com sono;

– Mantenha uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobre os cuidados e reduza a velocidade.

– Não mexa no celular enquanto dirige

Não se esqueça que, em uma colisão, a presença de 0,3 miligrama ou mais de álcool por litro de ar, é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) infração gravíssima, podendo levar a multa, suspensão da habilitação, até processos criminais, caso haja feridos ou mortos no acidente.

Curta o carnaval com consciência e se jogue na folia!

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros