atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

Sem categoria

São sete itens que o Detran-RJ vai conferir na vistoria feita nas ruas; confira conosco

As vistorias que o Detran RJ vai realizar nas ruas do Estado do Rio de janeiro tem até nome,

Operação Detran Seguro e seguira um protocolo rígido e previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, películas, placas de identificação, farol, comandos de seta e vão aferir os gases poluentes.

São menos itens do que era na vistoria anual feita nos postos do órgão extinta definitivamente pela Lei 8269/18. As vistorias do Detran começaram em Abril e funcionara todos os dias da semana incluindo sábado e domingo, em todo o território do estado RJ. As mesmas iram ocorrer durante o dia e em horário comercial. Data e local não vão ser divulgado previamente.

Fiscalização por agentes do Detran

As ações serão filmadas por câmeras, ligadas pela Internet a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A proporção é de prevenção e busca dar garantia à população sobre a lisura das procedimentos Conforme o setor policiais militares possuirão papel de suporte porém não fazem parte ação de fiscalização dos automóveis

Funcionários do Detran, que está sendo requalificados desde janeiro, irão realizar a averiguação de equipamentos essenciais além de auxiliar os motoristas. As ações terá cunho preventivo e educativo.

— A vistoria veicular anual acabou. Porém, precisa-se manter os nossos agentes nas ruas, fazendo a averiguação dos itens obrigatórios para garantir segurança para a população. As ações também irão operar de forma cautelar O objetivo é termos um trânsito cada vez mais seguro — explica o gestor do Detran, Luiz Carlos das Neves.

As ações serão precedidas por blitzes informativas conduzidas pela equipe de Educação no Trânsito. Nessas atividades, os motoristas serão orientados sobre os itens a serem analisados pelos agentes e reforçarão a importância de manter o automóvel em perfeito  estado.

Caso seja identificada alguma irregularidade, e se a falha puder ser tratada no momento da fiscalização, o automóvel será liberado tão logo o problema seja reparado Se não puder ser solucionado o veículo não será apreendido caso tenha segurança para circular. Nessa condição o documento de licenciamento anual (CRLV) será removido e o dono deverá dentre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o automóvel regularizado.

Veja abaixo os itens que devem ser analisados pelos motoristas

Pneus: É necessário verificar o estado geral e a fixação e conservância das rodas. As calotas e os diâmetros devem ser iguais nos dois eixos. Deve-se ainda verificar se há pneus diferentes no mesmo eixo, se algum deles tem saliências externas ou profundidade inferior a 1.6 mm, se o estado de conservação dos flancos e das bandas são deficientes ou têm desgaste desigual, e se a adequação ao uso está de acordo com a designação do fabricante do veiculo.

Lataria: Não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfuro cortante. No caso dos para-choques, não podem estar excessivamente deformados ou com saliências cortantes.

Vidros e película: Deve-se verificar a conservação, a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento. Os vidros não podem ter fissuras. No caso de uso de películas, as mesmas precisam estar de acordo com a legislação.

Placas: O dispositivo não pode estar danificado, violado ou falsificado. O mesmo é válido para as placas que sem lacre e/ou selo.

Faróis e setas: Lanternas, faróis baixo e alto, luzes de freio, de ré e de placa, setas indicadoras de direção e alertas não podem estar quebrados ou com as lâmpadas queimadas.

 

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros