atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

News

Detran-RJ libera agendamento para licenciamento anual de carros com placa final 1, saiba quem é obrigado a efetuar a vistoria do veiculo e quem esta liberado

A JC Legalização – Despachante RJ Explica

Motoristas do Estado do Rio onde os carros têm termino de placa 1 já podem marcar o atendimento para a emissão do documento de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). O agenda foi liberada pelo Detran-RJ nesta semana dia 13/03/2019 . Desde o mês anterior o agendamento estava restrito a donos de automóveis cujas placas são terminadas em 0.

O agendamento antecipado pode ser feito através site do Detran-RJ ou pelo serviço de teleatendimento da entidade (3460-4040 ou 3460-4041, na região metropolitana, e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior).

No que se refere as dos veículos com placa de final 1, o tempo para realizar o licenciamento anual (sem vistoria, apenas com a emissão do documento) vai até o dia 28 de junho. Os outros detentores de veículos com finais de placas 2 a 9, terão que  aguardar o fim do atendimento das placas 0 e 1 para agendar o comparecimento a um posto do Detran-RJ.

Sem restrição para automóveis que não fizeram licenciamento anterior

Os veículos que não passaram por licenciamento anual em anos anteriores — ou seja, estão com a documentação em atraso — e que também ficaram livre de vistoria veicular já podem procurar o Detran-RJ para a emissão do CRLV (sem agendamento), independentemente do fim de placa do veículo.

Pagamento de taxa

Para pegar o documento veicular com relação a 2019, o condutor (motorista) deve estar com a GRT pago (emitida pelo site do Bradesco), além do seguro exigido DPVAT (cuja a emissão é feita pelo site da Seguradora Líder).

Não é preciso, estar com o IPVA em dia. Este direito foi garantido por uma lei de 2017. O CRLV pode ser retirado em uma das 170 unidades de atendimento do departamento de trânsito.

carros movidos a GNV liberado de inspeção no Detran-RJ

Os motoristas de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) também foram liberado da vistoria veicular no Detran-RJ, porém terá que realizar a identificação do kit-gás no INMETRO. Além disso, deverão pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) e, em seguida. marcar o serviço de licenciamento anual através site ou pelo telefone do órgão.

Para o agendamento no Detran-RJ para a obtenção do CRLV, é preciso seguir a regra do termino de placa. Por enquanto, os agendamentos são autorizados apenas para os veículos com fins de placa 0 e 1.

Casos em que ainda será exigida a vistoria

O licenciamento anual dos automóveis de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) permanece a requerer a vistoria veicular. em tais situações. as multas de trânsito atreladas  ao veículo deverão estar quitadas.

Outros situações previstos

Se o proprietário  precisar gerar a segunda via do documento de Registro de Veículo (CRV) — documento usado para a transferência de propriedade —, também é preciso realizar a vistoria. A inspeção veicular ainda é obrigatória em caso de retificação ou acerto de dados, alteração de nome, baixa ou inclusão de alienação, mudança de município ou estado, alteração de característica e mudança de combustível ou de cor.

No que se refere a segunda via de CRV, baixa e inclusão de alienação, alteração de nome, retificação ou acerto de dados, não há necessidade de vistoria, se esses veículos já se encontrem  licenciados no ano corrente

Leia também como ficar isento de IPVA

 

Fale conos e tire suas maiores dúvidas

 

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros