atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

News

ANTT informa que atualizará preços da tabela de fretes

Agência havia dito, primeiro, que publicaria nova versão da tabela, mas, depois, informou somente que ‘promoverá os ajustes necessários’ no preço.

A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que  atualizará os preços da tabela de fretes do transporte rodoviário de cargas.

Numa primeira nota, divulgada neste sábado (1º), a agência havia dito que publicaria uma nova versão da tabela. Mas, depois, a ANTT atualizou a nota, informando que “promoverá os ajutes necessários” no preço dos fretes (veja as duas versões da nota mais abaixo).

Segundo a agência, a mudança será feita porque houve aumento superior a 10% no preço do óleo diesel.

A tabela de fretes foi instituída por uma medida provisória (MP) editadapelo presidente Michel Temer para atender a parte das reivindicações dos caminhoneiros durante a greve da categoria.

Pelo texto da MP, cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres definir os preços, mas os valores têm gerado polêmica.

primeira tabela, publicada em 30 de maio, foi criticada pelas transportadoras e até pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Em 7 de junho, diante da polêmica, a ANTT editou uma segunda tabela, mas os caminhoneiros reclamaram dos preços, e a agência revogou, voltando a praticar os preços da primeira tabela.

 

Supremo Tribunal Federal

Na última segunda (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) fez uma audiência pública com representantes do governo, de produtores e empresários e de caminhoneiros.

A criação da tabela dos fretes é analisada pelo tribunal porque entidades entraram com ações argumentando que a medida de Temer fere a livre iniciativa de mercado, além de ser uma interferência indevida do Estado na atividade econômica e na iniciativa privada.

Após a audiência pública, o ministro relator do caso, Luiz Fux, afirmou quelevará a julgamento “o mais breve possível” as ações que questionam a MP.

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros