atendimento (21) 3144-2089

NOTÍCIAS

Sem categoria

Prefeitura suspende pela terceira vez a restrição de circulação de veículos de carga

Um decreto publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do município suspendeu pela terceira vez este ano a proibição para a entrada e a circulação de veículos de cargas na cidade. Desta vez, a medida vale do dia 13 de agosto até o dia 11 de setembro. A medida foi adotada pela primeira vez no dia 20 de maio, com validade de 20 dias, decorrente da greve dos caminhoneiros que provocou desabastecimento de produtos na cidade. Na ocasião, a gestão municipal alegou “urgência do reabastecimento e o risco de perecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade no município”.

Já no dia 14 de junho o prefeito Marcelo Crivella publicou um novo decreto com validade até o dia 13 de julho. Na ocasião, a avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) era de que a liberação do horário de circulação de veículos de carga e a operação de carga e descarga não acarretou comprometimento significativo ao fluxo viário.

Em nota, a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) afirmou que o novo decreto atende a solicitação do setor de transporte de carga do município do Rio de Janeiro. Além disso, as regras existentes que restringem a circulaçao de veículos de carga estão sendo avaliadas por um grupo de trabalho, criado pela SMTR no dia 5 de julho, com prazo de 20 dias.

De acordo com o decreto Decreto nº 42.272, de 20 de setembro de 2016, que foi novamente suspenso com a publicação desta terça-feira, é proibido a entrada e circulação de veículos de carga nos períodos compreendidos entre 06h às 10h e 17h e 21h, de segunda- feira a sexta-feira, em dias úteis, no interior do polígono delimitado pela orla marítima e por diversas vias, entre elas: Av. Francisco Bicalho; Av. Francisco Eugênio; Av. Bartolomeu de Gusmão; Rua Visconde de Niterói; Praça Guilhermina Guinle; Rua Senador Bernardo Monteiro; Largo de Benfica; Av. Dom Helder Câmara; Viaduto de Cascadura; Praça José de Souza Marques; Rua Ângelo Dantas; Rua João Vicente; Estrada Henrique de Melo e Estrada Intendente Magalhães.

PEDIDO DA FECOMÉRCIO

Em maio, quando suspendeu as restrições de circulação pela primeira vez, a prefeitura atendeu a um pedido da Fecomércio RJ, que teve como objetivo facilitar a normalização do fornecimento de produtos fundamentais à população carioca, já que o comércio na cidade sofre com o desabastecimento. “Mesmo com o anúncio do fim da greve feito pelo governo, a retomada dos serviços não será imediata, e é preciso os produtos cheguem o quanto antes para os consumidores”, afirmou na ocasião, em nota, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da entidade.

A Fecomércio RJ estimou que os prejuízos causados ao setor pela paralisação dos caminhoneiros giram em torno de R$ 1 bilhão por dia no estado. Além desses prejuízos com o desabastecimento do comércio, provocado pelos bloqueios, a interrupção no fornecimento de combustíveis gerou também impactos secundários no faturamento do comércio e dos serviços. De acordo com a federação, os reflexos negativos cresceram ao longo dos últimos dias, com a grande dificuldade de movimentação de parte da população, que deixou de trabalhar, prestar serviços e/ou consumir, provocando um efeito em cadeia.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/prefeitura-suspende-pela-terceira-vez-restricao-de-circulacao-de-veiculos-de-carga-22976095.html

Compartilhe
Confira
nossos
Parceiros